Gostou? Vai lá e me acompanhe no Twitter

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007

Mini genial

Sempre fui fã dos carros e do marketing concept dos Mini Cooper. Desde quando ainda eram uma fábrica típica de carros baratos para ingleses de baixo poder aquisitivo, até virar um marco cool e serem adquiridos pela BMW.

Nos últimos anos os caras têm dado show, com soluções brilhantes de uso do mobiliário urbano.

A última é simplesmente de cair o queixo, e uma excelente utilização de uma coisaque considero um dos dogmas sagrados do marketing: reconhecer e aproveitar as forças e fraquezas de uma marca, utilizando tudo a seu favor.

Como o número de proprietários de Mini não é tão grande quanto os de Corolla, por exemplo, foi possível personalizar um outdoor para reconhecer os lucky bastards e saudá-los. Mas não é uma saudação qualquer...

Quando o cara compra o Mini, ele preenche lá o cadastro, com toooodos aqueles dados tipo nome, endereço, profissão, etc. Esses dados ficam gravados em um chip, localizado na chave do veículo.

Quando o MINI se aproxima do outdoor, uma tecnologia chamada RFID (identificação por rádio freqüência) lê os dados no chip e mostra mensagens únicas e personalizadas.

Por exemplo, se Mary é advogada, aparece a mensagem: "Mary, se movendo na velocidade da justiça". Ou se Mike é um chef, ele verá: "Mike, o prato do dia é a velocidade".

A idéia foi sugerida a MINI há cerca de ano, pela agência Butler, Shine, Stern and Partners, e agora foi colocada em prática em fase de testes.

ISTO É marketing de relacionamento, não intrusivo, trabalhando o pós-venda e a satisfação com a marca, enfim, um branding do caralho!!!!

Para saber mais, leia a matéria publicada ontem no New York Times.


Visto no Brainstorm9

1 Pitacos:

Blogger DJ falou...

Sensacional. Mas ao mesmo tempo essa tecnologia RFID já foi tão contestada por invasão de privacidade... contudo é inevitável, as etiquetas com códigos de barra têm seus dias contados quando o RFID entrar pra valer.

31/01/07 16:48  

Postar um comentário

<< Home