Gostou? Vai lá e me acompanhe no Twitter

Sábado, 11 de Fevereiro de 2006

Good night, and good luck.


A volta aos cinemas foi em grande estilo. Fui ver "Boa Noite e Boa Sorte", filme de George Clooney sobre o jornalista Edward R Murrow, veterando de guerra e um dos pioneiros do jornalismo investigativo na TV, e sua cruzada contra o absurdo que foi o macartismo, a perseguição a supostos comunistas e/ou simpatizantes durante os anos 50.

O filme é denso, com citações e acontecimentos que farão sentido para quem conhece um pouco da história americana do início do período da Guerra Fria. Todo fotografado em P&B, com a direção segura de Clooney e uma interpretação magnífica de >David Strathairn, indicado ao Oscar de melhor ator pelo papel.

Duas observações sobre o filme: a atuação de Robert Downey Jr como um dos assistentes de Murrow é sofrida na medida certa. Parece que as agruras que o ator de Chaplin passou na vida (prisão por drogas, divórcios) lhe fizeram bem para compor o personagem, figura-chave que poderia, porém, ter mais destaque na versão final.

E o diretor George Clooney, como o produtor e nelhor amigo de Murrow, Fred Friendly, está cada vez mais Clooney. Assim como Al Pacino, Robert de Niro e José Wilker em terras tupis, o ator preferido da esquerda liberal americana está aperfeiçoando o seu estilo de atuação, que ele adapta ao papel da vez. E ninguém acha ruim, pois pelo jeito Clooney se adapta a qualquer gênero.

Mas é engraçado ver gestos que faziam rir na pele de Miles Massey, da comédia rasgada O Amor Custa Caro, dando peso dramático ao gestual de Friendly em uma discussão na ante-sala do presidente da CBS.

Falando no Presidente da emissora, que bancou Murrow na luta contra o então poderoso Macarthy, Frank Langella tira de letra o papel do poderoso e empoado, mas correto, Bill Paley. Ele é um dos meus coadjuvantes preferidos, sinal de qualidade em qualquer filminho meia-boca em que apareçam. Indicado fácil para o Prêmio Wilson Grey de coadjuvantes talentosos, que ainda vou instituir um dia.

Enfim, "Boa Noite e Boa Sorte" leva a classificação máxima de três Jambocks: Diversão garantida para pessoas inteligentes.