Gostou? Vai lá e me acompanhe no Twitter

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2006

A próxima onda

Enquanto as agências brasileiras dão continuidade à febre de fusões com especialistas em marketing/ativação/branding (ou qualquer que seja o nome da moda neste minuto), nos EUA e Europa a procura passa a ser por uma cabeça-de-ponte no terreno digital.

Esta matéria na AdWeek mostra a tendência dos grandes grupos em buscar expertise nas chamadas "plataformas de comunicação". Na falta de uma definição melhor, é o nicho em que se encaixam produtores de conteúdo para a Internet, desenvolvedores de video games, as comunidades digitais (MySpace, Orkut, etc), até o mais novo fenômeno, YouTube.

Escaldados pelo assustadoramente rápido desenvolvimento de novas ferramentas de interação, os grandes grupos agora tentam moldar a nova onde de acordo com suas necessidades, ao mesmo tempo tentando entender o que será este novo terreno que surge de mais um movimento sísmico no mercado da comunicação.

É meio como tentar demarar um campo de futebol no Monte Krakatoa, nos 10 minutos anteriores à grande explosão do vulcão. Onde vai parar cara pedaço, o que surgirá quando a fumaça assentar?

E nós, aqui no Brasil, podemos pensar na evolução do novo modelo já em conjunto com este assentamento das placas tectionicas de publicidade e promoção, que acontece agora.

Basta não ficar demasiado focado no próprio umbigo, olhar o horizonte enquanto se equilibra na crista da onda.